É notório que hoje em dia, a publicidade desempenha um papel fulcral na comunicação sobre alimentação. Com o objectivo de apelar ao consumo de determinado produto são utilizadas diversas abordagens ao consumidor.
Em comunicação co-existem duas correntes fundamentais: a funcionalista e a estruturalista.
Quando aplicada à nutrição, a corrente funcionalista debruça-se sobre as características e funções dos alimentos, destacando as propriedades do produto e, associando-as a efeitos benéficos para quem os consome.
Em comunicação co-existem duas correntes fundamentais: a funcionalista e a estruturalista.
Quando aplicada à nutrição, a corrente funcionalista debruça-se sobre as características e funções dos alimentos, destacando as propriedades do produto e, associando-as a efeitos benéficos para quem os consome.
Por outro lado, a corrente estruturalista centra-se sobre o aspecto social e/ou económico dos alimentos. Apela ao consumo destes, não pelos benefícios que estes podem trazer à saúde e bem-estar de cada um, mas sim pelo prazer que estes fornecem. Esta teoria procura associar os alimentos a momentos sociais e as aspectos como o sabor, a textura e as sensações que os mesmos provocam nos indivíduos.
Apesar de diferentes, estas duas correntes podem ser usadas conjuntamente para um resultado mais eficaz.
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