quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O papel do nutricionista na transmissão da ciência

O conhecimento científico advém de investigações cuidadosamente desenhadas e aplicadas de forma a dar respostas as mais diversas questões. Estas investigações são realizadas por profissionais qualificados, podendo ser estes ou os outros os transmissores da informação.
Cabe ao nutricionista estar devidamente actualizado no que diz respeito às ciências da nutrição, filtrando uma informação válida e de interesse. Depois de seleccionada, o nutricionista é responsável pela sua descodificação e simplificação, tentando transmiti-la da melhor forma.
A comunicação deve ser imparcial devendo dar-se especial atenção à linguagem (verbal e corporal) utilizada para o efeito. Contudo isto nem sempre é conseguido, influenciando o conteúdo da mensagem. Para informar de forma clara e correcta, o nutricionista deve ter em consideração o público alvo, permitindo que este seja capaz de compreender a informação e tomar decisões conscientes e autónomas.

2 comentários:

Pedro Graça disse...

"Para informar de forma clara e correcta, o nutricionista deve ter em consideração o público alvo, permitindo que este seja capaz de compreender a informação e tomar decisões conscientes e autónomas."

Creio que o Nutricionista pode ter em consideração o público alvo e mesmo assim ser imparcial tomando posição.Ou seja,não sendo neutro. O que acham ?

Pedro Graça disse...

Conforme combinado, terminou a 31 de Outubro, a primeira fase de construção e comentários nos vossos blogues. Temos acompanhado com atenção o percurso dos vossos espaços de comentários e críticas ao fenómeno da alimentação. Obrigado pelo vosso esforço e evolução muito significativa em muitos grupos. Este esforço será agora avaliado, esperando que o período que agora se inicia seja igualmente produtivo.

Bons trabalhos,
Pedro Graça/Hugo Valente